A ÁGUIA E O RATO

aguia-e-o-pardal.jpg

Uma enorme águia foi buscar alimento a seus filhos.

Não encontrou nada. Falta de sorte.

Encontrou só um ratinho e o levou a seu ninho.

Vendo que iria ser devorado pelos filhotes da águia o ratinho falou:

—- Sou muito pequeno, não vou alimentar todos.

—- Tem razão, disse a águia. Então te como eu.

—- Mas se nem seus filhotes eu alimento, como vou alimentar a senhora que é grande e forte?

—- Tens razão, disse a águia.

—- Você não serve mesmo para nada….

E jogou o ratinho lá para baixo das montanhas, do alto de seu ninho.

E o ratinho assim morreu, da mesma forma.

54 comentários sobre “A ÁGUIA E O RATO

  1. Mário Ricardo disse:

    Quando chega nossa hora,não adianta pestanejar, seja contra Deus, destino ou vida. O fato, é que podemos até tentar contra-argumentar ou que sabe, negociar, mas nada muda o fato de que temos que aceitar que a vida é injusta. ACEITAR QUE A VIDA É INJUSTA, É UM DOS PASSOS PARA A FELICIDADE.

    Curtir

  2. renato ribeiro disse:

    para tudo ha um proposito se vivemos ou moremos façamos isto dignamente nao permitindo que o orgulho ou a covardia habite em nosos caraçoes sabendo nois que a morte nao e o fim

    Curtir

  3. Alexandre disse:

    Ha Tempo para todas as coisa a tempo de nascer e tempo de morrer e tempo de chorara e tempo de rir!!!

    Cada um deses animais tem qualidades diferentes como a aguia:
    Ela tem uma boa vista do seu alvo e o rato tem um bom farro das coisas que estão pertos ou pode esta longe mas que tenha um cheiro forte;

    A Aguia ela se renova, quando ele já esta debiitada com suas penas fracas seus olhos já esta coberto de uma crosta (pelicola) branca suas unhas fracas, ela sobe no mais alto das montanhas e las nas rochas ela passa o bico na rocha ate o velho sair e o novo que esta por baicha venha ter espaço para crescer e na mesma ele passa as unha tirando toda casca e calo que estatava nos seus pés, depois ela passa a unha envolta dos olhos tirando a crosta que impedia dela ter sua visão ampla e completa! depois de tudo isto ela abre sua penas deicha o sol aquecer por um bom tem ela vai e mergulha nas profundesa

    Curtir

  4. efe disse:

    «mas nada muda o fato de que temos que aceitar que a vida é injusta.» Lutar contra a injustiça da vida é o que nos diferencia dos irracionais. Desistir é passar a vegetal.

    Curtir

  5. Douglas Vidal disse:

    Ridiculo!!!!!!!!!!!!!, isso mostra apenas uma versão recaucada de uma águia frustrada e burra, frustrada por que não foi competente para achar nada maior que um rato, e burra de ter jogado fora o pouco que achou, bem feito se seus filhotes morrerem de fome!!!, águia mais tonta, ela mancha tal símbolo de superioridade.

    Douglas Vidal.

    Curtir

  6. roseli disse:

    evidentemente poderia de fato ser mais sabia a aguia na decisao de nao ssrvir-se do rato, porém devo concorda com o comentario quer seja vivos ou mortos sejamos dignos de ser lembrados .

    Curtir

  7. nelio disse:

    rsrsrsrs! a águia jamais pegaria o rato , se não tivesse certeza que ele serviria pra alguma coisa e por sua vez o rato não tentaria negociar mesmo que tivesse tempo, pois uma vez no bico da águia, já era !!!, bem o que vale é o seguinte: devemos estar sempre atento pra não sermos pegos e uma vez pego nada de negociar e sim lutar até as últimas forças, mesmo que o oponente seja grande . ” – negociar é opção dos fracos.”

    Curtir

  8. Eric disse:

    O mais interessante da fábula são os comentários! um mais engraçado do que o outro! intelectuais, sentimentais confusos tem te tudo, fico com a sinceridade obscena do nilson melo! pelo menos foi sincero!

    Curtir

  9. francisco disse:

    a palavra de Deus( biblia) nos ensina sermos como a aguia , nao cruel , mas forte, ter boa visão( espiritual), sermos perseverantes, acreditar no seus objetivos, enfim , buscar sempre a perfeição, no caso do ser humano , a perfeição do espirito, estar em comunhão co Deus!

    Curtir

  10. jani pipino disse:

    “COMENTAR… PODERIA DIZER MUITAS COISAS,E DEFINIR DA FORMA QUE ACREDITO OU QUE ENTENDO,PREM DIGO APENAS QUE A AGUIA É NOBRE,SIMBOLO DE MOTIVAÇÃO PESSOAL.
    MINHA INTERPRETAÇÃO DA HISTORIA É:O RATO CONSEGUI OQUER QUERIA FOI UM BOM NEGOCIANTE JA QUE ERA PRA MORRER ENTÃO QUE SEUS ULTIMOS MOMENTOS FOSSEM VOANDO NÃO MASTIGADO ,VALEU RATINHO !!!!!

    Curtir

  11. Gezi Costa disse:

    REFLEXÃO
    Bem do alto de um pico rochoso, a águia empurrava seus filhotes para a beira do ninho. Ao sentir a resistencia dos bichos, seu coração se acelerou. Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair?
    Apesar de tudo, a águia sabia que aquele era o momento. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas, não haverá propósito para a vida deles. Enquanto não aprenderem a voar, não compreenderão o privilégio de nascer águia. A águia encheu-se de coragem. O empurrão era o maior presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor.Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram. Às vezes, em nossas vidas, as circunstancias fazem o papel de águia. São elas que nos empurram para o desconhecido. E são elas que nos fazem descobrir que temos asas para VOAR….DESCUBRA SUAS POSSIBILIDADES!

    Curtir

  12. milena disse:

    Oi meu nome e milena e tenho 11 anos.
    Gente a Águia e tom bonita, lida eu gosto muito da Águia quem nao gosta e maluco ou nao sabe oque diz..

    thal si lembre eu sou uma criança!

    Curtir

  13. Jeff disse:

    Penso que o ratinho é a grande lição desta história. Mesmo que acreditemos em Deus ou no destino ou em qualquer forma de padrão superior que possa reger a nossa vida, ninguém pode ter certeza de nada. A lição que fica pra mim é a de lutar sempre, persistir, insistir, buscar, ainda que a morte pareça próxima e o fim inevitável. E se depois de tudo, nada adiantar, ainda vale o exemplo que fica a inspirar outras pessoas.

    Para pensar:
    Quem sabe se este rato não sobreviveu e espalhou um boato de que tinha morrido, apenas para que águia nenhuma viesse novamente a incomodar os seus?

    Curtir

  14. madalena disse:

    Esse tal nilson melo não passa de um cafajeste, escrevendo em um espaço público coisas indecentes de sua
    cabeça podre para crianças, mulheres e até a mãe dele ler.
    Não tem vergonha; é muito fácil esconder-se atrás de um
    site e agir desta forma. Para mim não passa de um covarde, cafajeste, maricas.
    Vá de retro satanás.

    Curtir

  15. bieida disse:

    a aguia é um animal fantastico eu a adimiro.
    quem dera se nós humanos tivessemos a coragem e aldacia d uma aguia nao seriamos tao covardes em determinados situacoes da nossa vida, e com coragem nos renovariamos a cada dia.

    Curtir

  16. Anderson Cavalheiro dos Santos disse:

    A vida não é injusta com as pessoas, são pessoas que são injustas com elas mesmas. A natureza humana é pecadora 1 João 1:8-9 fala que somos pecadores, mas que si confessar nossos pecados Ele nos perdoa de nossos pecados e nos livra de toda injustiça. O Apóstolo Paulo em suas cartas aos romanos ele fala no Capítulo 7: no verso 15 em diante que nos somos mal e não conseguimos fazer o bem, porque o mal esta dentro de nós. Repare que para nós seres humanos fazer alguma coisa boa neste dia é difícil, mas qualquer coisa que nos atingi queremos logo fazer o mal. Anderson Cavalheiro dos Santos para reflexão para todos.

    Curtir

  17. SR. WILSON disse:

    A moral da historia é que o rato, mesmo em situação adversa, lutou bravamente por sua vida! Ele quis viver e até prolongou por alguns instantes a sua vida. às vezes nós desistimos tão fácil das coisas, da vida e não paramos para valorizar as coisas que temos, que conquistamos e mesmo o q somos! – SOMOS FILHOS DE DEUS E CARREGAMOS EM NÓS O SOPRO DA VIDA!!!
    aCREDITE!!! por mais que a vida seja sofrida ela é melhor que a morte!!!
    Deus esteja com todos vocês…

    Curtir

  18. r.diaz disse:

    porra! o rato morreu em consequencia de uma ação imposta pela águia, se na estrada da vida pinta alguem em situações
    de desespero ou eu ou vc. eu digo eu, posso tb jogar-me do elevador lacerda(BA) ,RATO BURRO , pq eu jogaria águia do elevador e eu continuaria a voar s/ limite bjunda a todos

    Curtir

  19. Daniel disse:

    Aguia e Criada por Deus como vc! Jesus te chama para ser salvo Deus não colocou religião na terra ele veio para salvar o mundo mas o homem não obedece a palavra de Deus adora mas a criação do que o criador.

    Curtir

  20. Paulo Roberto da Silva Vogt disse:

    Olá! acho que se o ratinho tivesse mais conhecimento talvez pudesse argumentar melhor e ter um final feliz, é o que acho também para a maioria das pessoas que opinam nesse blog, pois é gritante os erros da nossa lingua escrita o “português” sendo assim busquemos mais conhecimento para que o nosso destino seja melhor que o destino do ratinho. Pois é o conhecimento que nos faz: águia ou ratinho.

    Abraço a todos,

    Paulo Roberto da Silva Vogt
    Santa Maria RS

    Curtir

  21. anailza b. parente disse:

    admiro muito esse pássaro:áh!! se todo crente estivesse a visão da águia,tenho certeza que os pastores não sofriam tanto o quanto sofrem com certos crentes!!!

    Curtir

  22. mago242 disse:

    isso mostra que no mundo existem algumas pessoas que sao arrogantes e prepotentes pois mesmo que algo nao lhe sirva fazem questao de destrui lo ,mata lo ou descarta lo
    nao sao capazes de permitir que a vida siga seu rumo somente pensam em si proprio vem o proximo e todas as coisas de DEUS como simples objetos
    se desejados devem ser possuidos
    se nao lhes tem serventia ssimplesmente os destroem
    basta observar o fim que o homem esta dando para o mundo !!!!!!!

    Curtir

  23. Miguel disse:

    Na minha opinião, não hove compaixão da águia em poupar a vida do ratinho, assim como não há compaixão muitas vezes entre os homens.

    Curtir

  24. Gilberto M. Moura disse:

    Sobre comentários:
    Blasfema quem critica a sagacidade da águia… ela não encontrou nada melhor do que um rato pq simplesmente não tinha. Observe a neve no topo da montanha, era inverno e o trampo estava difícil… (se liga, meu!)
    O Nilson Melo, não está de todo errado. Tem cada comentário ridículo, falando nada c coisa menhuma q ele, q só pensa naquilo, preferiu um passatempo mais gostoso.
    Moral da história: rato, nojento e ladrão, imprestável e transmissor de doenças tem + é q ser morto! Poderia até fazer mal p as aguiazinhas… Bem feito p rato! Quem mandou nascer rato!
    Deveríamos eleger essa águia como presidenta do Brasil, p jogar no inferno os políticos “ratos” corruptos!
    Esse é meu lema:
    “VÔE COM AS ÁGUIAS OU LIXE-SE COM AS GALINHAS” (ou, se preferir, c os ratos)
    Gilberto M. MOURA – “Feliz Ano Novo e morte aos ratos!”

    Curtir

  25. Djalma Oliveira (prefeito de Baianopolis-Ba) disse:

    “que balela!” uma Águia jamais consideraria a conversa de um rato. Essa, na verdade é uma águia imaginária que existe em uma mete pobre.

    Curtir

Deixe um comentário